segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Ninguém escapa da morte...
É a morte um mistério? Sim ou não pode ser a resposta... vejamos, primeiramente, o que significa mistério.... é um mistério, dizemos daquilo que não conhecemos... e, se queremos conhecer, saímos em busca desse conhecimento.
E o mistério se desmisteriza... torna-se conhecido... acabou o mistério... e não é o mordomo o culpado.
Brincadeirinhas à parte.... há muito mais de mistério neste mundo do que nossa vã filosofia pode alcançar...
Joseph Pieper disse que "mistério não significa que o esforço do pensamento choca-se contra um muro. Significa, pelo contrário, que esse esforço atreve-se a penetrar naquilo que não se pode abarcar com a vista: o espaço – ilimitado em largura e profundidade – da Criação".
A morte é um espaço ao qual não nos é permitido adentrar... sabe-se lá o que está a acontecer neste exato momento no reino da Morte... é um mistério...
E será que um dia poderemos saber exatamente tudinho o que reina no reino da morte? Acho que não. Também não gostaria de saber, não quero saber... se me for oferecido um passeio por esse reino - e olha que eu gosto de passeio - eu passo.
Continuará a morte a ser mistério pra mim? Provavelmente não, pois eu mesma morrerei... e em morrendo saberei o que é a morte...
Tá bom... mas e se eu fechar os olhos pra não ver nada. Se eu levar minha mente pro passado - pro tempo de vida - pois é, pode ser que eu passe pelo reino da morte de olhos fechados, e voltado totalmente pro passado...
Conjecturas...
Mas o que sei que há muita gente sempre lamentando o presente... nada está bom, tudo, errado, atrapalhado e torto... gente que sempre exaltando o tempo bom que passou... as boas lembranças.... momentos vividos e que não voltam mais... essa gente não está verdadeiramente vivendo o presente... ou está?
Pode ser que no reino da morte seja a mesma coisa... a pessoa tá lá, mas não tá. Mas isso não tem como saber... é um mistério, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário