sexta-feira, 10 de maio de 2013

Planeta-escola = Terra!

Seres humanos = eternos aprendizes... ops eternos não, né!? Todos os homens são mortais, como diz sabiamente Simone de Bouvoir... e eu concordo com ela, que não sou boba nem nada.

Um dia, chegamos aqui... você... eu... e todo o resto... fomos chegando devagarinho, depois mais rapidinho, povoando e povoando... agora acho até que está povoado demais. Mas, quem sou eu pra achar que deveria ser diferente!?

Vim pra aprender, não pra ensinar. Então vou me calar e escutar, e ponto.

Mas, pensando bem... você já pensou que não há nenhuma cartilha que nos ensine a viver? Toda escola tem uma, pelo menos. E o planeta-escola... acho que esqueceu de elaborar um manual de instrução "Como viver".

E nós pobers coitados, aprendizes sem cartilha - e o pior, sem professor - temos de nos equilibrar no nosso desconhecimento (pra não dizer nossa santa ignorância), em nossa insegurança.

Claro, in-se-gu-ran-ça, sim! Ou você está seguro de alguma coisa? Acha que todas as decisões que tomou até agora foram corretíssimas? Nunca pegou o caminho errado? Nunca passou de raspão em alguma prova? Nunca foi reprovado?

Pois é... triste cenário. É um estrondoso 'sim' como resposta a cada uma das perguntas do parágrafo anterior.

Então, vai desanimar? Pra que se esforçar? Nunca vai tirar 10 na prova mesmo.

Mas... que bom que sempre há um 'mas'... 'a vida ensina'... 'gente aprende com os erros'.... 'na vida pra tudo há solução'... 'é errando que se aprende'... e mais um monte de chavões... só mais um 'o que não tem remédio, remediado está'.... ops mais 'pior que está não pode ficar'.

Então, pra que se preocupar? Viva sua vida do jeito que dá.

Ah! E você sempre pode praticar.... não dizem que "a prática leva à perfeição?".

Mas (de novo o famigerado 'mas')... nunca vi alguém perfeito. Então pra que praticar?



Nenhum comentário:

Postar um comentário