quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Quando você ouve ou lê a palavra 'feudo', imagino que imediatamente faz ligação com Idade Média... um tempo distante do agora... outrora.

Um tempo de guerras, de peste, de castelos, senhores, vassalos... cavalos.

Eu, imediatamente me transporto pra Europa... acho que lá a Idade Média foi bem Idade Média... nos outros lugares, pra mim, ficou por trás das cortinas, portas fechadas...

E seu eu disser que estamos vivendo uma espécie de época feudal bem no aqui e agora... Duvida?

Pois, pois... estamos sim... estamos a fazer parte do que Sáez Vaca diz se tratar de domínio da rede - os novos senhores feudais... os que sabem o que está por detrás do tangível, do hardware...

Os novos servos digitais... você e eu. O feudo... que meda. Onde isso tudo vai parar?

Você lembra bem que o senhor feudal era o todo poderoso... os servos nas suas mãos... hoje... ou mais tardar amanhã... o servo na ponta dos seus dedos.

Sinistro...


2 comentários:

  1. Marcos Tadeu Régis Jordão28 de agosto de 2014 às 06:28

    Realmente, no mundo atual em que vivemos, quem tiver conhecimento acima da média na área de TI será considerado um senhor feudal... excelente texto para reflexão!!!

    ResponderExcluir
  2. A analogia faz sentido, quando nos tornamos dependentes de algum sistema; no caso da tecnologia, se não procurarmos fazer parte desta evolução, a ignorância nos fará escravos, e realmente ressurgira o feudo em plena sociedade contemporânea!

    ResponderExcluir