domingo, 17 de agosto de 2014

Preguiça... somos todos preguiçosos... Kahneman diz que "a preguiça é algo profundamente arraigado em nossa natureza". E eu concordo com ele... em gênero, número e grau.

E a preguiça, conforme a Igreja Católica, é um dos sete pecados capitais... e olha só o que a Wikipedia (eu sei, eu sei... não é fonte tão confiável... mas, a preguiça... ah! a preguiça não me deixou pesquisar um pouquinho mais) diz sobre esse pecado: "caracterizado pela pessoa que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva à inatividade acentuada. Aversão ao trabalho, frequentemente associada ao ócio, vadiagem".

Uau... forte né!? Somos tudo isso aí e nem fazemos força pra desse pecado nos afastar... nem culpa sentimos... somos preguiçosos por dimaxdaconta...

Agora... pensando bem... se não fosse a preguiça, enlouqueceríamos... gastaríamos mais energia do que o necessário e morreríamos - não, não há nenhuma comprovação científica sobre isso - não que eu tenha lido, ou ouvido falar... mas a preguiça não me deixa pesquisar.

Ai, que preguiça!! Se eu sinto culpa por isso? Claro que não... hoje li que encotrar a felicidade é mais ou menos uma questão de saber administrar seu tempo: administre-o bem e terá mais tempo para fazer o que gosta.

Fazer o que gosta... é isso que estou fazendo aqui... escrevendo sobre o que gosto... e só faço as pesquisas que me interessam, aquelas pesquisas que me dão prazer... qualquer outra coisa, e eu perderia o prazer de escrever... e junto com ele um tiquinho da minha felicidade. E como não sou boba nem nada...

Pois é... mas o assunto aqui é como somos todos preguiçosos. 'A nem vem', você pensa aí enquanto lê este post, 'eu não sou preguiços@'... Não!?

De acordo com Kahneman, "há um psicólogo chamado Mihaly Csiksentmihalyi"... leu direitinho o sobrenome dele? Aposto que não... parou na metade (se chegou até lá)... preguiça entrando em ação... é muito esforço... e a lei do menor esforço...

Vou recomeçar o parágrafo anterior: De acordo com Kahneman, "há um psicólogo chamado Mihaly Csiksentmihalyi (pronuncia-se six-cent-mihaly)"... hahah... gotcha! voltou pra conferir e ler direitinho o sobrenome do cara? Agora que ficou fácil heheh?

Nenhum comentário:

Postar um comentário