Não sei se foi o meu sotaque, ao dizer: 'Palácio de Buckingham, please'.... ou o quê? Só sei que o taxista - infringindo certas regrinhas de comportamento de um taxista inglês - não parou de falar durante todo o trajeto... 'não parou' também é exagero... digamos que falou mais do que o convencional de taxistas londrinos...
Li em algum lugar... que para alguém se tornar um taxista inglês passa por pesado treinamento. São horas e horas de estudo... sobre um monte de coisa, inclusive de comportamento. São provas e mais provas... até conseguir adquirir The Knowledge... Saber de cor... by heart... by rote as vinte mil ruas de Londres. Para passar no teste não é moleza não!
Somos poeira do Universo... poeira no Universo. E somos poeira um pouco mais poeira se não somos um príncipe, uma rainha, um primeiro-ministro... somos poeira mais poeira se não temos nosso nome em placa de neon piscando, piscando... para os simples poeira mortais.
Mas... eu posso ser um pouquinho menos poeira se estive pertinho de alguém que já teve mais do que três minutos de fama... posso estufar o peito e dizer: conheci Fulano de Tal... aquele tal que vive em alguma manchete qualquer de qualquer jornal.... vi - mesmo que seja bem de longinho... apenas um pontinho - aquela Sicrana de Tal. Isso também me torna @ tal!!
E posso ser um poeira do Universo um pouquinho menos poeira se eu conheço alguém que já conheceu alguém que é O Fulano de Tal.
O taxista foi citando nomes e nomes - alguns dos quais não faço a mínima ideia de quem são - e me dava uma olhadinha pelo espelho retrovisor... e eu... educada que sou... fazia cara de espanto e admiração... oh! really!?
Não, não... se você está pensando que ele estava apenas me dando uma aula de conhecimento de gente famosa... não era isso que ele fazia. Ele estufava o peito quando citava esses nomes - alguns, como já disse, totalmente desconhecidos pra mim - frisando muito bem as seguintes palavras/expressões: 'nasceu na mesma cidade que eu'... 'já levei a secretária dele no meu táxi' (secretaria e outr@s que de alguma maneira ficaram bem próximos do famoso em questão)... 'antes de ser Fulano de Tal morava na mesma rua da minha mãe'... e otras cositas mas.
Poeira no Universo... mas não uma poeira tão comum... invisível neste mundo em que o ser é menor que o ter... ou que o conhecer... ou com um pouquinho bem pequenininho de intimidade ter. A grandeza a poucos palmos de distãncia d@s comunzinh@s mortais
E você? Quem você conhece de famoso? Quem você pode citar para as portas à sua frente se abrirem de par em par...
Ninguém!? Então você é mesmo um João Ninguém... uma Maria Ninguém...
Não!? Você não sabia que pra ser uma poeira alguém tem de conhecer um outro poeira alguém?
Ah! Aposto que você está curios@ pra saber quem eu conheço que já respirou o mesmo ar de alguma celebridade qualquer... não está!?
Eu conheço o taxista inglês, oras.... Tá bom, tá bom...não posso dizer que o conheço... mas que eu respirei o mesmo ar que ele... eu respirei hahahah...
Nenhum comentário:
Postar um comentário